A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A) NA CASA DA CRIANÇA |
Thiago de Matos Oliveira, Ana Paula Lina de Souza Normanha, Fabiana de Jesus Costa, Tamires Silva Santos |
Comunicação Científica |
A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
Elizabete Oliveira Lima, Jane Rodrigues Prado, Maria de Fátima Pereira Carvalho |
Comunicação Científica |
A LUDICIDADE E A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Roberta de Jesus Muniz, Elizete Pereira das Neves Carvalho, Lícia Bezerro dos Santos, Larissa Monique de Souza Almeida |
Pôster |
A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NO PLANO MUNICIPAL PELA PRIMEIRA INFÂNCIA |
Elenice de Brito Teixeira Silva, Larissa Monique de Souza Almeida Ribeiro |
Comunicação Científica |
A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS EM UMA ESCOLA DE GUANAMBI-BA |
Jayne de Araújo Costa, Stephanie Ellen Almeida Moraes Batista, Larissa Monique de Souza Almeida Ribeiro |
Comunicação Científica |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E OS PACTOS: REFLEXÕES SOBRE OS LIMITES E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Elizélia Barbosa Teixeira Silva, Letícia Fernandes Nascimento, Marliete Bezerra de Souza, Larissa Monique de Souza Almeida Ribeiro |
Comunicação Científica |
CAMINHOS QUE TRILHAM A GESTÃO DEMOCRÁTICA |
Adrielly Ribas, Karine Soares, Rafaela de Carvalho Azevedo, Priscila Teixeira da Silva |
Comunicação Científica |
CURRÍCULO, DIVERSIDADE E PRÁTICAS DOCENTES DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CANDIBA/BA |
Jamile de Souza Soares, Jacimara Moura Mendes, Dinalva de Jesus Santana Macêdo |
Comunicação Científica |
DIVERSIDADE E CURRÍCULO: REFLEXÕES A PARTIR DO OLHAR DE UMA PROFESSORA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE GUANAMBI-BA |
Érica Samily Silva Teixeira, Valdívia Marques Pinto, Dinalva de Jesus Santana Macêdo |
Comunicação Científica |
EDUCAÇÃO DO CAMPO E CARTOGRAFIA SOCIAL: POSSIBILIDADES PARA O DEBATE DA QUESTÃO AGRÁRIA |
Priscila Teixeira da Silva |
Comunicação Científica |
ELEIÇÃO DE DIRETORES: LIMITES E POSSIBILIDADES NA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA |
Jacimara Moura Mendes, Jamile de Souza Soares, Priscila Teixeira da Silva |
Comunicação Científica |
ERA UMA VEZ... A UTILIZAÇÃO DOS CONTOS E DA LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Lizeni Pereira Alves, Patricia Natália dos Santos Pereira, Sandra Alves de Oliveira, Jany Rodrigues Prado |
Comunicação Científica |
ESCOLAS PRETAS E CURRÍCULOS BRANCOS |
Sebastião Carlos dos Santos Carvalho |
Comunicação Científica |
FORRÓ DA TERCEIRA IDADE: BREVES REFLEXÕES SOBRE O PROJETO REALIZADO NO MUNICÍPIO DE MUTÃS, EM GUANAMBI/BA |
Ana Carla Silva Teixeira, Isabel Rodrigues de Carvalho, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis |
Comunicação Científica |
FUTEBOL/FUTSAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR SOBRE A PARTICIPAÇÃO FEMININA |
Marinete de Frota Figueredo, Glaurea Nádia Borges de Oliveira |
Comunicação Científica |
GESTÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Lucinete Araújo Pereira da Souza, Ana Lídia Pereira de Barros, Priscila Teixeira da Silva |
Comunicação Científica |
JUVENTUDE, TRABALHO E EMPREGO: O QUE DIZEM AS PESQUISAS DO GT 15 DO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA JUVENTUDE BRASILEIRA? |
Domingos Rodrigues da Trindade, Naydson Manuel Ataíde Costa |
Comunicação Científica |
JUVENTUDES RURAIS NAS PESQUISAS DO VI JUBRA: TECENDO ALGUMAS REFLEXÕES |
Tatiane Neves dos Santos, Maria Eunice Teixeira Leal, Romildo de Souza Fernandes, Domingos Rodrigues da Trindade |
Comunicação Científica |
MEMORIAL CASA DE DONA DEDÉ (GUANAMBI-BA): REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DE PESQUISA E ESTÁGIO EM ESPAÇO NÃO FORMAL |
Cleidmar Guimarães dos Santos, Elissandra Clímaco Gonçalves, Lucivone de Carvalho Santos, Maria Eunice Teixeira Leal |
Comunicação Científica |
MOMENTOS EXPERIENCIADOS NA ATUAÇÃO COMO BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA SALA DE AULA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Ney Ângela Vieira de Silva e Sandra Alves de Oliveira |
Pôster |
O BRINCAR COMO RECURSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA |
Marciele Neres de Jesus, Kleonara Santos Oliveira |
Pôster |
O FAZ DE CONTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCANDO TAMBÉM APRENDE |
Flávia Lorena da Silva Oliveira, Maísa Cotrim Leal, Jany Rodrigues Prado, Sandra Alves de Oliveira |
Comunicação Científica |
O LÚDICO E O BRINCAR LIVRE COMO ELEMENTOS DE APRENDIZAGENS: UMA EXPERIÊNCIA NUMA ESCOLA DO CAMPO |
Vanessa Dias Lima, Jany Rodrigues Prado, Maria de Fátima Pereira Carvalho |
Comunicação Científica |
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: DESAFIOS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA |
Noelma Nascimento dos Santos, Fábio Willian Andrades Castro, Eugênia da Silva Pereira |
Comunicação Científica |
O TRABALHO INFANTIL E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA VIDA DA CRIANÇA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
Lucivone de Carvalho Santos, Lizeni Pereira Alves, Patricia Natália dos Santos Pereira, Sanna Haindira Silva Moreira |
Comunicação Científica |
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA |
Cassiara Costa Prates Cristo, Neuza Benta Pereira Salustiano |
Comunicação Científica |
POR UMA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO: A EXPERIÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE BERIMBAU COM O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DAS CISTERNAS-CALÇADÃO |
Adeilma Queiroz da Mota, Daniela de Mota Porto, Lidiara Ramos da Silva, Roselane Queiroz da Mota |
Comunicação Científica |
POR UMA EPISTEMOLOGIA DA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS (AS) |
Adelson Ferreira da Silva |
Comunicação Científica |
PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS: DESAFIOS PARA OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS |
Sueli Barros da Cruz Chaves, Angra Santos Porto, Marcius de Almeida Gomes |
Comunicação Científica |
REPENSANDO O PODER DA LEITURA DAS AULAS DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID |
Carlos Roberto Moreira de Souza Marinho |
Comunicação Científica |
TECENDO SABERES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATRAVÉS DA PESQUISA |
Vaneide Costa Neves Melo |
Comunicação Científica |
TEORIA CRÍTICA E PÓS CRÍTICA DE CURRÍCULO: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO E IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE |
Angra Santos Porto, Sueli Barros da Cruz Chaves, Marcius de Almeida Gomes |
Comunicação Científica |
UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ESPAÇO NÃO FORMAL "PROJETO TEMPERO VERDE" |
Patrícia Natália dos Santos Pereira, Lizeni Pereira Alves, Adyla Silva Neves, Marivalda de Jesus Silva |
Comunicação Científica |
VIGIAR E PUNIR: O PODER DISCIPLINAR NA SOCIEDADE ATUAL |
Estácio Moreira da Silva, Lara Laranjeira Baleeiro Silva, Roberto Carlos Santana Lima |
Comunicação Científica |
VIVÊNCIAS DE VALORES NA CONSTRUÇÃO DO SER HUMANO |
Flávia Lorena da Silva Oliveira, Maísa Cotrim Leal, Sidimara Cotrim Saraiva, Tamires Pereira Saraiva |
Comunicação Científica |